Noticias
Transição energética pode mudar cenário de biocombustível no país
26 de Março de 2024 as 10h 23min
Industrialização do milho para a produção de etanol pode triplicar o valor agregado do grão – Foto: Divulgação
Para Mato Grosso, a importância de investimentos em agroindústria, dentro da transição energética, se torna fundamental, tendo em vista que, isso pode ser responsável por alavancar a produção de matérias primas sustentáveis.
A afirmação é do presidente da Datagro, Plínio Nastari, durante a primeira Conferência Internacional sobre Etanol de Milho, realizada pela Datagro e União Nacional do Etanol de Milho (Unem).
A industrialização do milho para a produção de etanol, além de proporcionar ganhos sustentáveis, pode triplicar o valor agregado do grão.
“A agricultura vive de ciclos. E é o processo de industrialização que gera uma saída, uma renda adicional para a atividade como um todo que viabiliza a preservação e continuidade da expansão ao longo prazo. Diversificação, agregação de valor e complementaridade de produção de alimento e energia no agro é a solução e é a resposta que tem sido aplicada, no Centro-Oeste como um todo e em particular, no Mato Grosso”, afirma Nastari.
Nastari afirmou ainda que, a estimativa pela demanda de biocombustíveis possa triplicar até 2050, podendo gerar um adicional equivalente a 9,4 vezes a produção mundial hoje.
Esse cenário ocorre devido a necessidade em reduzir pela metade a emissão de carbono na atmosfera até 2030 e isso, amplia o olhar e as oportunidades para os biocombustíveis renováveis, como o etanol de milho. “Existe um senso de urgência muito grande em relação a necessidade de ampliação de biocombustível que está sendo feita de forma sustentável, alavancando a produção de alimentos sem gerar competição, ao contrário, essa agregação de valor, gera um estímulo para que haja mais interesse e mais expansão para a produção de grãos e proteína, agregando valor a toda a cadeia”, pontua Nastari.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Solução integrada para o controle biológico de fungos e nematoides
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 08h 14min
Cantora sinopense representa MT em concurso musical nacional
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 07h 11min
Lucas avança na execução do Plano Municipal de Educação
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 06h 13min
