Noticias
Travessias urbanas da BR-163 concentram 78% dos atendimentos com motos
28 de Dezembro de 2024 as 05h 02min

Com 78% dos atendimentos a motociclistas concentrados nas travessias urbanas da BR-163/MT, a Nova Rota do Oeste chama a atenção dos condutores para a importância da prática de direção defensiva, respeitos às regras de trânsito, reforço na atenção ao fluxo de veículos que é predominantemente de carga.
De 1º de janeiro a 30 de novembro, a Concessionária registrou 743 ocorrências com motocicletas, sendo que 579 ocorreram nas regiões urbanizadas. Em 82% dos casos houve feridos.
O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, frisa que a análise dos vídeos captados no trecho sob concessão, por meio das câmeras de monitoramento, tem demonstrado que o alto índice de ocorrências nas travessias urbanas tem relação à falta de cuidados básicos na direção.
“Além da falta de uso de equipamentos de proteção, como o capacete, e até mesmo da ausência da habilitação, observamos que os motociclistas subestimam os riscos existentes em uma rodovia, onde o tráfego é majoritariamente de carga. Na maioria das vezes, o motorista da carreta nem vê a motocicleta e acaba ocorrendo o acidente”, comenta.
Diante dessa realidade, o diretor frisa a importância de o motociclista assegurar que está sendo visto pelo motorista do outro veículo e evitar pontos cegos. Reforça que na BR-163, as velocidades desenvolvidas são mais altas que dentro das cidades e os veículos são naturalmente mais pesados, uma combinação que exige um tempo de resposta maior.
“Os motociclistas desconsideram esses elementos de trânsito, bem como a fragilidade à que estão expostos, uma vez que as motocicletas não oferecem nenhuma proteção”, aponta o diretor.
DICAS PARA EVITAR ACIDENTES
Uso de Equipamentos de Segurança*: capacetes, jaquetas com proteção, luvas e calçados adequados; verifique regularmente os freios, pneus, luzes e outros componentes para garantir que estejam em boas condições; respeito às leis de trânsito*: respeite os limites de velocidade e a sinalização, bem como as limitações do veículo; não realize manobra inadequada e em locais proibidos; não transporte crianças sem idade e altura mínimas; atenção redobrada*: fique atento ao comportamento dos outros veículos e antecipe a possíveis ações para evitar colisões. Assegure que está sendo visto pelos motoristas.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min