Noticias
TRE articula ação preventiva contra crime e fake news
02 de Fevereiro de 2026 as 06h 21min
Estratégia envolve monitoramento prévio – Foto: Divulgação
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso vai adotar uma postura antecipada para enfrentar possíveis tentativas de interferência criminosa e a disseminação de desinformação durante o período eleitoral. A estratégia envolve monitoramento prévio e integração direta com órgãos de segurança pública.
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Luís Aparecido Bortolussi, o tribunal firmou um termo de cooperação com o setor de inteligência da Polícia Civil para acompanhar situações que possam comprometer a integridade das eleições. “O TRE já firmou um termo de cooperação com a Polícia Civil e com a área de segurança. Vamos estar conectados diretamente a uma equipe de inteligência que atuará conosco de forma permanente, permitindo que a Justiça Eleitoral se antecipe às informações”, explicou o magistrado.
Segundo Bortolussi, a proposta é agir preventivamente, reduzindo o tempo de resposta quando surgirem denúncias envolvendo candidatos, grupos criminosos ou campanhas de desinformação. “Quando as demandas aparecerem, já estaremos estruturados para uma atuação efetiva no enfrentamento dessas situações”, acrescentou.
O juiz ressaltou que, desde 2018, a propagação de fake news passou a ocupar espaço central nas disputas eleitorais, exigindo da Justiça Eleitoral novas ferramentas e estratégias de atuação. “A preocupação principal do TRE não é apenas a internet em si, mas a lisura e a segurança do processo eleitoral como um todo, seja diante de eventuais vínculos de candidatos com facções criminosas, seja diante da desinformação”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min
Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min
