Noticias
Trecho da BR-163 até Miritituba pode ter acostamento e 3ª faixa
04 de Maio de 2023 as 05h 07min

A Via Brasil BR-163, concessionária que administra o trecho da rodovia federal entre Sinop e Miritituba/PA, de aproximadamente 1.009 km, planeja executar a implantação de terceira faixa em alguns pontos da BR e também de acostamento.
A revelação foi feita pelo presidente-diretor da Via Brasil BR-163, Ricardo Barra, em entrevista ao site Só Notícias, durante o encontro “Diálogos Hidroviáveis”, realizado na terça (2), em Sinop.
“Estamos prevendo no plano de investimento, ainda para esse ano, a execução de acostamento e de terceira faixa em alguns pontos [da BR-163] de Mato Grosso, num trecho de aproximadamente 250 km, de Sinop até a divisa com o Pará. A gente sabe que isso não é suficiente, o volume de veículos está no nível de saturação da via”, detalhou.
Barra também destacou que no projeto atual de concessão, de 10 anos, não está prevista a duplicação para esse trecho da rodovia federal. Entretanto, durante o mesmo prazo, o fluxo de veículos deve subir consideravelmente.
“No encontro hoje, tivemos a informação que vai dobrar a produção de grãos nos próximos 10 anos. Muito provavelmente vamos ter que pensar junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) uma forma de incluir algumas obras de duplicação em alguns trechos”, explicou.
O diretor revelou ainda que houve uma conversa inicial com a ANTT, além de afirmar que uma equipe de engenharia da empresa já planeja viabilizar o projeto de duplicação. “No último dia 25, tivemos uma reunião com a Agência e levamos esse assunto. Não é uma coisa trivial a inclusão desse investimento, porque é um investimento não previsto, então deveria a ANTT, além de autorizar fazer o reequilíbrio do contrato, para acomodar esse investimento não previsto. São engenharias que estão em curso, tem uma equipe nossa estudando esse assunto para que desse o maior conforto e menor impacto no contrato, pois não é do nosso interesse impactar tarifa e prazo”, expôs.
Com o fim das chuvas, iniciam as operações de manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços. Inclusive, a Via Brasil BR-163 divulga semanalmente – incluindo aqui no Diário do Estado MT – sua agenda de obras, a fim de facilitar o planejamento de viagem de motoristas e caminhoneiros.
“Agora, com o fim do período chuvoso na região, começa a parte mais seca do ano, onde devemos nos dedicar a novas intervenções de pavimento, construção da passarela em Peixoto de Azevedo, além da implantação da terraplanagem nas áreas de acessos dos portos de Miritutuba, que são esses os investimentos para o segundo semestre”, concluiu Barra.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min
MT amplia aposta em inovação e tecnologia
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min