Noticias
Treinamento ajuda na tomada de decisão para o controle das plantas daninhas
06 de Março de 2023 as 06h 18min

Conhecimento técnico é importante em todas as etapas da atividade agrícola e na hora de controlar as plantas daninhas isso não é diferente. Pensando em auxiliar a classe produtora e profissionais do setor com este problema que a cada safra causa perdas de produtividade e prejuízos, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) promove a terceira edição da Escola de Herbicidas.
Serão aulas em turmas, de 20 a 22 de março, em Primavera do Leste. O principal intuito é o de levar informações que garantam maior precisão e segurança para decisões acerca da matocompetição nas lavouras.
O treinamento será realizado 100% a campo, de forma prática, com foco em observar o controle de plantas daninhas e a seletividade dos herbicidas para as culturas agrícolas. Conforme explica o pesquisador da instituição, doutor em Fitotecnia, Lucas Barcellos Júnior, na oportunidade haverá demonstração de eficácia de misturas de herbicidas; novos produtos disponíveis no mercado, seletividade de herbicidas para culturas e controle de plantas daninhas jovens e velhas. Isso totalizará mais de duas mil combinações diferentes a campo.
DINÂMICA DO CURSO
O público alvo da Escola de Herbicidas é principalmente produtores, consultores, engenheiros agrônomos, equipe técnica de fazendas, estudantes e demais pessoas ligadas ao agronegócio com interesse no assunto. Para o profissional, é fundamental a capacitação técnica individual e coletiva no conhecimento dos herbicidas.
“Sem dúvidas, entender a eficácia de controle dos herbicidas e a seletividade para as culturas agrícolas, possibilitará tomada de decisão mais assertiva no posicionamento e recomendação dos produtos para as próximas safras”, completa Barcellos.
Os participantes saberão mais sobre: aplicação em dois estágios de desenvolvimento das plantas daninhas; aplicação em área gradeada para observação de residual de herbicidas; e aplicação em pré-emergência de cinco culturas, visando avaliar a seletividade.
Além disso, obterão entendimento sobre aplicação em pós-emergência de cinco culturas, visando avaliar a seletividade; mistura de herbicidas; aplicação de herbicidas do mercado com registro para soja, milho e algodão, além da abordagem de 12 mecanismos de ação.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Chuvas impulsionam alta nos abates de bovinos em junho
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 06h 05min
Câmara de Sinop instala comissão para investigar vereador por quebra de decoro parlamentar
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 05h 03min
Kuntz pede que Estado reforme totalmente Escola Pissinati
Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 17h 12min