Noticias
TSE abre consulta pública sobre regras das Eleições
27 de Janeiro de 2026 as 07h 45min
Sugestões podem ser enviadas até 30 de janeiro – Foto: Assessoria
O Tribunal Superior Eleitoral publicou 12 minutas com propostas de alteração nas regras das Eleições 2026. As mudanças envolvem calendário eleitoral, pré-campanha, pesquisas, financiamento e conteúdos digitais. A sociedade pode enviar sugestões até 30 de janeiro por meio de formulário eletrônico. As normas devem ser aprovadas pelo plenário do TSE até 5 de março do ano eleitoral.
Os textos tratam de temas como calendário eleitoral, regras para manifestações na pré-campanha, pesquisas eleitorais, critérios para distribuição de recursos de campanha e responsabilidade pela remoção de conteúdos digitais que ataquem o processo eleitoral.
Desde o último dia 19, qualquer cidadão, entidade ou instituição pode encaminhar contribuições por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo tribunal. O prazo para envio de sugestões termina em 30 de janeiro. Após esse período, o TSE deve selecionar as propostas para discussão em audiências públicas marcadas entre os dias 3 e 5 de fevereiro.
Pela legislação eleitoral, o plenário do TSE tem até 5 de março do ano da eleição para debater e aprovar todas as normas que vão regulamentar o pleito. As eleições de 2026 terão primeiro turno em 4 de outubro e segundo turno em 31 de outubro. Na data, os eleitores irão escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
As minutas foram assinadas pelo vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques. Entre as propostas está o aumento da responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos que promovam ataques ao processo eleitoral, com previsão de retirada de publicações mesmo sem ordem judicial. Atualmente, a responsabilização ocorre apenas em caso de descumprimento de decisão da Justiça Eleitoral.
O texto mantém inalteradas as regras sobre o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral, aprovadas em 2024, incluindo a proibição de conteúdos do tipo deep fake.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
Sport Sinop pode se classificar ou mesmo cair em campeonato equilibrado
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 06h 45min
