Noticias
TSE regula IA e tenta frear a desinformação eleitoral
29 de Outubro de 2025 as 13h 03min
Campanhas enfrentarão regras para coibir deepfakes e robôs – Foto: Assessoria
As eleições de 2026 serão marcadas por um novo desafio: a disseminação de informações falsas e manipuladoras, que confundem eleitores e influenciam decisões. Mais de 155 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados.
Para enfrentar esse cenário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução 23.732/2024, regulamentando o uso de inteligência artificial em campanhas. A norma proíbe deepfakes, obriga aviso sobre IA e limita o uso de robôs no contato com eleitores.
A Unesco define desinformação como tentativas deliberadas de manipular pessoas, sem necessariamente convencer da veracidade do conteúdo. No contexto eleitoral, o objetivo é impactar prioridades e escolhas do eleitor, muitas vezes de forma sutil e emocional.
Em 2018 e 2022, influenciadores digitais atuaram como vetores da desinformação, misturando opinião e entretenimento com conteúdos falsos, alcançando grande público sem compromisso com a veracidade. Muitos assumem papel quase jornalístico, aumentando a complexidade do combate à manipulação.
O uso crescente de inteligência artificial generativa nas últimas eleições tornou ainda mais difícil diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Mensagens altamente emocionais e manipuladoras circulam em diversas plataformas digitais.
Além disso, a resolução responsabiliza grandes empresas
de tecnologia que não retirarem do ar conteúdos com desinformação, discurso de ódio ou temas antidemocráticos, racistas e homofóbicos, criando um novo patamar de responsabilidade para campanhas e plataformas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Juarez condiciona permanência no MDB à força da chapa
Publicado em 29 de Outubro de 2025 ás 14h 03min
Governo autoriza recuperar 230 km de rodovia de acesso ao Nortão
Publicado em 29 de Outubro de 2025 ás 12h 02min
Alta de 115% no preço do enxofre em 2025 eleva custos
Publicado em 29 de Outubro de 2025 ás 11h 01min
