Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

TSE regula IA e tenta frear a desinformação eleitoral

29 de Outubro de 2025 as 13h 03min

Campanhas enfrentarão regras para coibir deepfakes e robôs – Foto: Assessoria

As eleições de 2026 serão marcadas por um novo desafio: a disseminação de informações falsas e manipuladoras, que confundem eleitores e influenciam decisões. Mais de 155 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados.

Para enfrentar esse cenário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução 23.732/2024, regulamentando o uso de inteligência artificial em campanhas. A norma proíbe deepfakes, obriga aviso sobre IA e limita o uso de robôs no contato com eleitores.

A Unesco define desinformação como tentativas deliberadas de manipular pessoas, sem necessariamente convencer da veracidade do conteúdo. No contexto eleitoral, o objetivo é impactar prioridades e escolhas do eleitor, muitas vezes de forma sutil e emocional.

Em 2018 e 2022, influenciadores digitais atuaram como vetores da desinformação, misturando opinião e entretenimento com conteúdos falsos, alcançando grande público sem compromisso com a veracidade. Muitos assumem papel quase jornalístico, aumentando a complexidade do combate à manipulação.

O uso crescente de inteligência artificial generativa nas últimas eleições tornou ainda mais difícil diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Mensagens altamente emocionais e manipuladoras circulam em diversas plataformas digitais.

Além disso, a resolução responsabiliza grandes empresas 

de tecnologia que não retirarem do ar conteúdos com desinformação, discurso de ódio ou temas antidemocráticos, racistas e homofóbicos, criando um novo patamar de responsabilidade para campanhas e plataformas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

CDL Sinop repudia fim da escala 6x1 e alerta para impactos no comércio

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 06h 25min


Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min


Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026