Noticias
TSE regula IA e tenta frear a desinformação eleitoral
29 de Outubro de 2025 as 13h 03min
Campanhas enfrentarão regras para coibir deepfakes e robôs – Foto: Assessoria
As eleições de 2026 serão marcadas por um novo desafio: a disseminação de informações falsas e manipuladoras, que confundem eleitores e influenciam decisões. Mais de 155 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados.
Para enfrentar esse cenário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução 23.732/2024, regulamentando o uso de inteligência artificial em campanhas. A norma proíbe deepfakes, obriga aviso sobre IA e limita o uso de robôs no contato com eleitores.
A Unesco define desinformação como tentativas deliberadas de manipular pessoas, sem necessariamente convencer da veracidade do conteúdo. No contexto eleitoral, o objetivo é impactar prioridades e escolhas do eleitor, muitas vezes de forma sutil e emocional.
Em 2018 e 2022, influenciadores digitais atuaram como vetores da desinformação, misturando opinião e entretenimento com conteúdos falsos, alcançando grande público sem compromisso com a veracidade. Muitos assumem papel quase jornalístico, aumentando a complexidade do combate à manipulação.
O uso crescente de inteligência artificial generativa nas últimas eleições tornou ainda mais difícil diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Mensagens altamente emocionais e manipuladoras circulam em diversas plataformas digitais.
Além disso, a resolução responsabiliza grandes empresas
de tecnologia que não retirarem do ar conteúdos com desinformação, discurso de ódio ou temas antidemocráticos, racistas e homofóbicos, criando um novo patamar de responsabilidade para campanhas e plataformas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
