Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 26 de Novembro de 2025

Noticias

Tudo o que é demais, estraga

04 de Novembro de 2022 as 16h 56min

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 156 milhões de brasileiros poderiam votar neste ano, sendo que Lula conquistou 60 milhões e 300 mil eleitores e Bolsonaro obteve 58 milhões e 200 mil.

Como voto é obrigatório, as abstenções são naturalmente altas: 32 milhões e 200 mil não compareceram às zonas eleitorais e 5 milhões e 700 mil anularam ou votaram em branco. Somados, essa “galera do contra” representa mais que metade dos votos de Bolsonaro, que ficou a apenas 1,8% do eleito! Pois é, todo mundo queria uma terceira via, enquanto esses “votos de ninguém” ficaram pelo caminho.

Essa é uma das lições desta eleição. Outra, foram os episódios de Roberto Jefferson (PTB) e Carla Zambelli (PL), deixando clara a diferença entre extrema-direita e direita. Responsabilidade fiscal, conservadorismo e liberalismo econômico não são sinônimos. Da mesma forma, eficiência fiscal não significa a extinção de auxílios sociais e direitos civis, que são conquistas que tornaram este país mais civilizado.

Para o futuro, a direita deve se reorganizar em torno de um candidato viável para 2026, sendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um concorrente natural à presidência. Existem alternativas como o Novo, de Romeu Zema, porém tudo o que é regido por princípios ideológicos restritivos, se limita.

Como um partido poderia fazer uma campanha presidencial apenas com doação espontânea de dinheiro? Por outro lado, o PSDB elegeu três governadores, afastando o risco de extinção. João Amoedo seria uma boa aquisição tucana, representando que ser de direita não significa ser conservador ou populista. Para quem não quer a esquerda no poder, a solução duradoura é uma direita competitiva, mas civilizada.

Pra frente!

Se o Brasil é um país novo, a democracia por aqui é ainda mais recente, e por isso, muitas vezes beira a infantilidade. Fica como aprendizado que pesquisa é um retrato do momento, e não previsão do futuro. No segundo turno, em 28 de outubro foram divulgadas as que mais se aproximaram do resultado final: o Paraná Pesquisas apontou vitória petista por 47,1% contra 46,3%, e o instituto MDA, eleição de Lula por 46,9% a 44,9%, este último errando por apenas 0,2% a diferença oficial entre os candidatos.

Por fim, esse não será um governo do PT, especificamente, mas uma frente ampla, com interesses da esquerda, centro e direita moderada, que deve incluir nomes conciliadores como Geraldo Alckmin, Simone Tebet, Marina Silva e Henrique Meireles. Lula terá que articular o tempo todo, com toda a sociedade observando seus passos.

No Congresso e Senado Federal, embora o PL seja maioria, há fusões acontecendo, incluindo a do União Brasil com o PP, que se tornaria a maior bancada e tende ao diálogo com o governo. Isso embaralha o jogo. Também deve-se levar em conta que nos estados o PT e União Brasil elegeram quatro governadores, MDB, PSDB e PSB têm três, PP, PSD, PL e Republicanos dois, além do Novo e Solidariedade, com um.

Está tudo muito dividido, o que pode ser produtivo para o amadurecimento da mentalidade política nacional. Pode-se aprender aí outra lição: assim como ninguém é tão poderoso para governar sozinho, nenhum país é tão rico que possa se dar ao luxo de fechar portas.

Por mais prosperidade, deve-se estabelecer comércio com o mundo todo e, para isso, o Brasil precisa de menos blá, blá, blá e mais eficiência, seja qual for o governo. Quem tem fome não tem lado, até porque o estômago não fica na direita, nem na esquerda. Fica no centro.

Fonte: FERNANDO RINGEL É JORNALISTA E PROFESSOR UNIVERSI

Veja Mais

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min


Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min


Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento

Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min


Jornal Online

Edição nº1682 - 26/11/2025