Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 02 de Julho de 2025

Noticias

Turma do TJ aceita recurso e reduz pena de Riva pela metade

27 de Julho de 2023 as 19h 41min

Pena, que era de 26 anos, foi ajustada para 13 anos – Foto: Divulgação

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aceitou o recurso do ex-deputado José Riva e reduziu pela metade sua pena por peculato e associação criminosa na ação penal derivada da Operação Imperador.

Em 2018 Riva havia sido condenado a 26 anos, sete meses e 20 dias de prisão, porém com a redução a pena agora passa a ser de 13 anos, três meses e 25 dias de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto “diferenciado”.

O relator, desembargador Marcos Machado, ao proferir seu voto, lembrou que Riva, em 2020, havia firmado acordo de colaboração premiada, que prevê, como benefício, a redução em 50% da pena. “A presente ação penal foi contemplada no acordo, de modo que a pena corporal aplicada deve ser reduzida conforme o parâmetro estabelecido”, afirmou.

O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pela Turma Julgadora, composta também pelo desembargador Orlando Perri.

No processo da Imperador, Riva foi acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de ter liderado um suposto esquema que desviou mais de R$ 62 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa, por meio de empresas fornecedoras de materiais do Legislativo.

A fraude, segundo o MPE, ocorreu no período de 2005 a 2009 e tinha como base o suposto fornecimento de material de expediente para o Parlamento. Foi apurado que os materiais não existiam, mas eram atestados para justificar pagamentos milionárias a gráficas “fantasmas”.

Além de Riva, que é réu confesso, foram denunciados a sua esposa, a ex-secretária de Cultura Janete Riva, além de servidores públicos e empresários, que respondem a uma ação em separado.

Fonte: DA REPORTAGEM - MídiaNews

Veja Mais

Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min


Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min


Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso

Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min


Jornal Online

Edição nº1579 - 02/07/2025