Noticias
UFMT-Xingu retorna ao Parque Indígena com foco no atendimento às crianças
15 de Novembro de 2024 as 12h 35min
Equipe retorna no domingo – Foto: Divulgação
A 9ª edição do projeto UFMT-Xingu retorna ao Parque Indígena, desta vez, com o foco nos atendimentos às crianças da aldeia Tuba Tuba, abrangendo as áreas de pediatria, oftalmologia, odontologia, neurologia, psiquiatria e clínica médica. As ações são realizadas de 14 a 16 de novembro.
Desde 2017, o projeto visa levar assistência médica e ações de promoção de saúde aos povos originários, que vivem afastados de recursos clínicos das regiões urbanas. A ação é realizada pela Liga Acadêmica de Saúde Indígena (Lasis) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Instituto Dois Pinheiros.
Esta é a segunda ida dos voluntários ao Parque Indígena do Xingu neste ano. Em julho foram realizados cerca de 400 atendimentos nas aldeias Piaraçú, Mupá e Matuktire, onde se encontraram com o Cacique Raoni.
“Nossos futuros profissionais da saúde são treinados para somar com a comunidade indígena, respeitando seus hábitos e costumes. Nosso retorno ao Xingu terá como foco as crianças da aldeia Tuba Tuba, que devem representar cerca de 210 atendimentos multidisciplinares, além de outros adultos da região”, destacou o Dr. Douglas Yanai, médico oftalmologista do projeto.
Para registrar os trabalhos realizados no Parque Indígena do Xingu, o Instituto Dois Pinheiros lançou um documentário, que retrata a vivência dos voluntários na primeira edição deste ano. Os três episódios estão disponíveis no canal do Youtube do Instituto Dois Pinheiros.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Quando a Cultura Normaliza a Violência
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min
Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min
