Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 23 de Abril de 2026

Noticias

UFMT: pesquisadores desenvolvem curativo com babosa e própolis

18 de Janeiro de 2022 as 16h 30min

Projeto está em fase experimental, mas pode melhorar e diminuir custos do tratamento – Foto: Reginaldo dos Santos

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do campus Araguaia, desenvolveram um curativo para queimaduras à base de borracha natural, babosa e própolis. O projeto está em fase experimental, mas pode melhorar e diminuir os custos do tratamento.

As queimaduras que precisam de acompanhamento médico possuem uma extensão e profundidade considerável, o que pode ocasionar infecções.

O tratamento desses ferimentos deve incluir três funções: controlar o crescimento bacteriano, remover o tecido necrosado e estimular o crescimento do novo tecido. O curativo contribui para diminuir a frequência na troca de curativos do paciente.

A babosa é um fitoterápico com ação anti-inflamatórias, imunomoduladoras, que favorece o crescimento de vasos sanguíneos e restauração da pele. Já o própolis tem capacidade antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antibacteriana e antifúngica. No processo de cicatrização, ela aumenta a proliferação, ativação e crescimento das células da pele e estimular a expressão de colágeno.

O projeto está em fase experimental já que é preciso de estudos para determinar a eficácia e segurança, antes da aplicação clínica em humanos. A pesquisa recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Vagão de carreta tomba na BR-163 em Sorriso

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 07h 22min


Visitas técnicas apresentam pesquisas aplicadas ao campo

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 06h 16min


Qualifica Lucas: vagas em cursos nas áreas industriais, administrativas e agrícolas

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 05h 18min


Jornal Online

Edição nº1783 - 23/04/2026