Noticias
UFMT: zoológico só terá excursões escolares e visitas técnicas
Local foi transformado em um Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas)
11 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM
O zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá só terá excursões escolares e visitas técnicas, após adequações no espaço físico do local serem concluídas. Recentemente, o espaço foi transformado em um Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas). As visitas no ambiente serão monitoradas, como prevê a legislação ambiental, segundo a UFMT.
O local estava embargado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as visitações suspensas desde maio, depois que dois macacos foram encontrados mortos. À época, a Vigilância de Zoonoses de Cuiabá diagnosticou os animais mortos com febre amarela.
Com o novo formato, o Cempas contará com uma área restrita para os animais resgatados da natureza, seja em acidentes ou vítimas de tráfico. Com a mudança, parte dos animais que estavam acomodados na unidade já foram transferidos. Deste trabalho, 50 jabotis, cuja espécie está ameaçada de extinção saíram do Campus de Cuiabá e agora habitam um novo espaço, fora do cativeiro: o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Além dos 50 jabotis, a UFMT também encaminhou animais como o gavião do penhasco, o gavião-pega-macaco, tucanos, patos do mato, urubus reis para unidades como o Zoológico e o Aquário, ambos de São Paulo, e o Criadouro Onça Pintada, em Curitiba.
Outros animais, cujas espécies sofrem ameaça de extinção, já estão ou com a situação de movimentação em avaliação pelo Ibama ou em início de tratativas com outras unidades de preservação.
Veja Mais
Rumores de possível negociação entre EUA e China impulsiona o mercado do algodão
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 17h 38min
Sinop reforça sua presença em debate regional sobre turismo
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 16h 37min
Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados em caso de vazamento
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 16h 04min