Noticias
UHE Sinop celebra 5 anos de operação comercial
22 de Setembro de 2024 as 05h 10min

A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop acaba de completar 5 anos desde o início de sua operação comercial. A data comemorativa chega com importante conquista: a bem-sucedida finalização da parada programada de 24 mil horas da Unidade Geradora 01 (UG01).
O trabalho tem como objetivo assegurar o pleno funcionamento, a disponibilidade e confiabilidade do equipamento por meio de manutenção preventiva. As atividades tiveram duração de 35 dias.
Após este prazo, a UG01 voltou a ser disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional (SIN), no dia 9 de setembro.
Para o diretor-presidente da Sinop Energia, Ramon Carvalho, a empresa vem se aperfeiçoando a cada ação. “As paradas anuais de manutenção são fundamentais para assegurarmos a plena operação da UHE Sinop.
Temos como prioridade o bom funcionamento do equipamento e, principalmente, a integridade de toda nossa equipe.
Por isso, estamos sempre em busca de aperfeiçoamento de nossos processos, empregados e terceirizados, para que possamos reduzir o tempo de manutenção em busca da máxima disponibilidade, sem abrir mão da segurança das pessoas”.
Para a realização da parada foram mobilizadas cerca de 195 pessoas e o apoio de 23 empresas na execução de mais de 180 atividades, entre elas: diversas manutenções preventivas nos equipamentos e sistemas auxiliares, troca de conjuntos de grades de captação de água, manutenção na Subestação Isolada a Gás – GIS, checagem geral das estruturas e da condição dos equipamentos, no conjunto gerador, turbina, entre outras.
“Este é um trabalho em equipe. O empenho e a sinergia entre a UHE Sinop, EDF Serviços e demais terceirizadas, somada à estratégia de revezamento de turnos, contribuíram efetivamente para conclusão da parada da UG1. A excelência da manutenção e a alta disponibilidade da máquina para o SIN contribuem com benefícios energéticos para o país e ganhos econômicos para o empreendimento”, destaca o coordenador de engenharia e O&M da Sinop Energia, Bruno Pires Moço.
O diretor Administrativo Financeira e de Relações com Investidores, Sérgio Aguiar, também ressalta a relevância da parada programada para a operação e contribuição com a matriz energética brasileira.
“Encerramos mais uma manutenção preventiva com sucesso. A UHE Sinop continuará cumprindo o compromisso de levar energia limpa e renovável para a população do Mato Grosso e para o país por meio do Sistema Interligado Nacional”, afirma Aguiar.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min
Pragas podem dizimar até 60% da lavoura antes da colheita
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 15h 37min