Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Noticias

UHE tem autorização para iniciar o funcionamento em fase de teste

Liberação foi dada na última sexta; segundo a Usina, ainda não há previsão para iniciar as operações

03 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

A Usina Hidrelétrica de Sinop teve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operar. A licença de funcionamento para fase de testes foi dada na última sexta-feira (28). No entanto, segundo a usina, não há previsão do início de operação definitiva para geração de energia.

A autorização dada pela agência nacional é restrita para fase de testes na geração de energia elétrica. Durante o período será feito os ajustes nos equipamentos, como as turbinas, conversores e transmissores. Para começar a operar definitivamente na geração em escala comercial, a companhia energética precisa de uma licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Em janeiro de 2018 a companhia solicitou a liberação para o funcionamento definitivo, mas o documento ainda não foi expedido pelo órgão ambiental. De acordo com a Usina, antes de começar os testes será feito ajustes na estrutura.

Quando estiver em funcionamento total e definitivo, a Usina deve fornecer energia elétrica para cerca de 1,6 milhão de consumidores, o equivalente a 50% da população do estado, segundo a empresa. A usina hidrelétrica foi construída no Rio Teles Pires e as barragens estão entre Cláudia e Itaúba. Aproximadamente foram gastos cerca de R$ 3 bilhões para construção da usina.

Veja Mais

MDB de Mato Grosso sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro

Publicado em 22 de Fevereiro de 2026 ás 04h 40min


Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min


Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026