Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 05 de Março de 2026

Noticias

UM SÉCULO DEPOIS: Sociedade Rural Brasileira elege 1ª presidente mulher

Teresa Vendramini é a nova presidente da Sociedade Rural Brasileira

13 de Fevereiro de 2020 as 15h 00min

– Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Teresa Vendramini, 60 anos, é a nova presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Essa é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo na entidade em sua história centenária. Aproximar os produtores rurais dos demais elos da cadeia produtiva e fortalecer a imagem de uma das mais tradicionais e representativas instituições agropecuárias são os principais desafios em seu mandato.

Graduada em Sociologia e Política pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Teresa Vendramini é produtora rural, com fazendas de gado no interior paulista e sul-mato-grossense. Na gestão de seu antecessor, Marcelo Vieira, ela foi diretora da entidade e responsável pela criação do departamento de pecuária.

Mãe de Fernanda e avó de Joquinha, e Antonio, Teka, como é carinhosamente conhecida no meio, também é aclamada por movimentos femininos do agronegócio, por chamar a atenção da sociedade civil e do governo ao protagonismo da mulher no campo. “As mulheres estão criando correntes sólidas em torno dos sindicatos rurais, cooperativas ou mesmo em grupos independentes. Uma característica reveladora em todas elas é a busca constante por conhecimento”, comenta Teresa.

O comentário é endossado por levantamentos de instituições renomadas como a Esalq/USP, onde o sexo feminino representa mais de 50% dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Em pesquisa realizada em 2017, 88% das mulheres entrevistadas no campo se declararam independentes financeiramente e 45% confirmaram participar da renda familiar.

Veja Mais

Receita apreende R$ 69 mi em ação especial anticontrabando

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 12h 12min


Câmara vai acelerar análise de projeto que altera seguro rural

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 11h 12min


Sinop supera em 32,74% o número de emissões de Habite-se em fevereiro

Publicado em 05 de Março de 2026 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1750 - 05/03/2026