Noticias
Unemat e universidade chinesa definem intercâmbio de professores e alunos
26 de Outubro de 2023 as 10h 09min

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (SUSE), na China, celebraram um acordo de cooperação, em Cuiabá.
A parceria prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da implantação de uma unidade do Instituto Confúcio no campus da Unemat em Sinop, onde funcionará um Centro de Línguas, com cursos de língua portuguesa para chineses e mandarim para brasileiros.
A cerimônia de celebração foi realizada no Auditório do Escritório da Unemat em Cuiabá, na qual representantes da Unemat e do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat) receberam a comitiva chinesa e puderam apresentar a instituição estadual e conhecerem a universidade do país asiático.
O chefe da Comissão de Gerenciamento da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan, Wang Honghui, explicou que o acordo de cooperação busca promover a qualidade do ensino em ambas as instituições. “Com este acordo, nossos alunos e professores terão a oportunidade de realizar intercâmbio para conhecer o Brasil, e os alunos e professores brasileiros de conhecerem a China, promovendo a qualidade de ensino”, disse Wang.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, enfatizou que a próxima etapa é o estabelecimento de um plano de trabalho, com previsão de uma primeira missão já no primeiro semestre de 2024. “A SUSE possui um grande interesse na área de engenharia, já que é uma área em que eles são muito fortes, mas também há um enorme interesse na área de línguas e culturas”, disse.
Vera também lembrou a importância da celebração do acordo tendo em vista que ambos os países são integrantes do BRICS (fórum internacional composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e que possuem um vasto horizonte de relações comerciais.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Aeroporto Marechal Rondon: Várzea Grande e empresa travam disputa por IPTU
Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 13h 17min
Cuiabá: Abilio dobra verba para remédio contra obesidade
Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 11h 15min
Thiago Silva vira destaque internacional: “muro eterno”
Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 09h 11min