Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Urutau é resgatado em Alta Floresta

08 de Agosto de 2022 as 16h 01min

Ave é considerada rara e tem hábitos noturnos – Foto: Corpo de Bombeiros-MT

Está em uma unidade da Secretatia de Estado de Meio Ambiente (Sema), para atendimento médico, um urutau que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Alta Floresta. O animal apresentava machucados em uma das asas e na garra e foi socorrido depois que a corporação foi acionada por um morador, dono de uma chácara, encontrou a ave ferida.

O urutau é uma ave da família Nyctibiidae e é chamada por diversos nomes, como mãe-da-lua, urutágua, urutágo, kuá-kuá e uruvati, dependendo da região do país. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”. Isso porque a coloração de suas penas permite que se camufle entre os troncos e galhos das árvores.

Além disso, a espécie possui uma adaptação chamada de “olho mágico” - duas fendas na pálpebra superior que permitem que ela observe os arredores, mesmo de olhos fechados e parada por longos períodos. Uma ave adulta chega a quase 40 cm e pesa cerca de 200 gramas.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024