Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Dezembro de 2025

Noticias

Usina de Colíder: Assembleia vão convocar prefeitos para apresentar danos

10 de Outubro de 2025 as 05h 09min

Objetivo da Câmara Setorial é acelerar a reparação – Foto: Assessoria

O deputado Diego Guimarães utilizou o plenário da Assembleia Legislativa para tratar do assunto relacionado os últimos problemas da Usina Hidrelétrica de Colíder. O parlamentar começou lendo a resposta ofício enviado pelo vice-presidente da Eletrobras.

“A Eletrobras finalizou na última semana uma fase importante de diagnóstico técnico da usina, conduzida desde a detecção de anomalias no funcionamento de alguns drenos do empreendimento. Essa etapa contou com ampla atuação de empresas especialistas de notório saber, nacionais e internacionais, que aplicaram metodologias diversas. A partir das conclusões técnicas, a companhia informa que, a partir de hoje e ao longo do mês de outubro, será realizada a intervenção nos drenos, com preenchimento dos vazios por argamassa coloidal, material sem restrição, seguro para a população e para o meio ambiente”, diz trecho do relatório.

O procedimento realizado pela Eletrobras tem caráter preventivo e corretivo, mantendo a barragem estável em operação e dentro dos padrões de segurança. O deputado reforça que a população das cidades vizinhas precisa ser informada sobre cada etapa do reparo.

“A ação tem caráter preventivo e corretivo. A usina permanece estável em operação e seguindo os padrões de segurança e monitoramento. A Eletrobras permanece à disposição para esclarecer dúvidas, reforçando o compromisso com a transparência e colaboração com os órgãos competentes”, disse.

Além do conserto da barragem, a Câmara Setorial quer garantir que os danos ambientais, sociais e econômicos provocados pelo rebaixamento sejam reparados. Para isso, pretende ouvir os prefeitos das cidades afetadas e a própria Eletrobras.

“Não queremos apenas o conserto da barragem, mas também a compensação pelos danos ambientais, econômicos e sociais provocados nas cidades e aos munícipes. Por isso, na Câmara Setorial, vamos convocar os prefeitos das cidades atingidas e a Eletrobras para serem ouvidos na próxima semana, junto com o deputado Wilson  Santos e o Ministério Público, na pessoa do Dr. Gerson Barbosa, para tentar chegar a um consenso”, falou.

O objetivo da Câmara Setorial é acelerar a reparação e garantir que, com a chegada das chuvas, o fluxo de água da barragem volte à normalidade. A expectativa é que a Eletrobras mantenha a população sempre informada sobre cada etapa do conserto.

“Esperamos que todas as informações sejam atualizadas constantemente pela Eletrobras e que o conserto seja realizado o quanto antes, garantindo segurança e normalidade para a região. É fundamental que a população tenha conhecimento do andamento das ações e que possamos assegurar que o fluxo de água retorne ao normal neste período de chuvas”, finalizou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Demanda do algodão aquecida marca início da semana, mas preços recuam

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 19h 21min


Sararé foi a Terra Indígena mais desmatada da Amazônia Legal

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 17h 20min


Lucas: divulgado gabarito preliminar do seletivo de residência médica

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 16h 20min


Jornal Online

Edição nº1698 - 17/12/2025