Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 17 de Maio de 2025

Noticias

Uso excessivo de telas prejudica a saúde ocular dos mais novos

03 de Janeiro de 2024 as 06h 20min

Uso excessivo de telas aumenta o risco de miopia – Foto: Divulgação

Durante as férias escolares, é comum que crianças e adolescentes aumentem consideravelmente o tempo diante de telas digitais, como celulares, computadores e videogames.

No entanto, esse hábito aparentemente inofensivo pode ter consequências sérias para a saúde ocular, como miopia irreversível.

De acordo com uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 72% dos oftalmologistas relatam maior detecção de miopia em crianças e adolescentes no Brasil desde 2021.

A Dra. Giovanna Marchezine, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica. “O processo de formação visual nas crianças está em constante desenvolvimento. A exposição excessiva às telas pode aumentar as chances de miopia, e até mesmo intensificar o quadro, podendo chegar ao ponto de ser irreversível”.

As consequências dessa prática podem se apresentar em sintomas como dificuldade de enxergar, coceira, ardência e vermelhidão nos olhos. A oftalmologista também destaca a importância dos responsáveis estarem atentos caso as crianças e adolescentes estejam muito próximos às telas.

“Os mais jovens tendem a aproximar muito o celular do rosto, o que pode resultar na dificuldade em enxergar de longe. Além disso, quando passamos muito tempo de frente às telas, a tendência é piscarmos menos e focar constantemente nosso olhar para as imagens e letras na tela.  Esse comportamento acaba sobrecarregando os músculos dos olhos”. A recomendação é ficar a uma distância de pelo menos 50 centímetros das telas. 

Estabelecer limites de tempo para o uso de telas, impor pausas regulares, usar colírio e conferir o distanciamento são algumas dicas que a especialista compartilha para garantir a saúde ocular e prevenir complicações futuras. Esse cuidado não se limita apenas aos mais jovens.

“Pais e responsáveis devem ser exemplos, reduzindo o próprio tempo de exposição e planejando atividades familiares saudáveis, como brincadeiras ao ar livre, leitura e participação em atividades domésticas”, indica Giovanna.

Além disso, é essencial que as crianças passem por consultas de rotina e check-ups durante as férias escolares. “Essas avaliações não apenas previnem problemas de saúde ocular, mas também auxiliam na detecção precoce de dificuldades de aprendizagem que a miopia pode causar”, alerta a oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

BB tem lucro de R$ 7,3 bi de janeiro a março

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 12h 36min


Homofobia, transfobia e bifobia: dia internacional reforça urgência por ambientes de trabalho inclusivos

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 10h 31min


Sorriso: motoristas do coletivo passam por treinamento

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 08h 30min


Jornal Online

Edição nº1547 - 17/05/2025