Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Uso indevido de defensivo agrícola mata abelhas

25 de Julho de 2023 as 12h 56min

Um dia antes da morte das abelhas, uma propriedade que cultiva algodão utilizou Fipronil de maneira irregular e imprudente – Foto: Divulgação

Uma investigação do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) revelou que o uso irregular de defensivo agrícola com o princípio ativo Fipronil foi apontado como a causa provável da morte de abelhas. A situação foi registrada no mês passado, em Sorriso.

A coleta das abelhas afetadas nas colmeias foi realizada pela equipe do Indea em Sorriso, que enviou as amostras ao Instituto Biológico – Laboratório de Ecologia dos Agroquímicos, localizado em São Paulo. Os laudos laboratoriais confirmaram a presença do Fipronil em todas as amostras analisadas.

O agente químico, amplamente utilizado para o controle de pragas em diversas culturas, como algodão, soja, arroz e batata, apresenta alta toxicidade para as abelhas. O resultado aponta para um envenenamento em larga escala, descartando qualquer possibilidade de doenças.

Durante a investigação de campo, os servidores do Indea percorreram diversos apiários, coletando amostras e fiscalizando 22 propriedades rurais adjacentes aos locais dos incidentes. Segundo o Indea, um dia antes da morte das abelhas, uma propriedade que cultiva algodão utilizou Fipronil de maneira irregular e imprudente. Por causa do incidente, o proprietário rural foi multado em aproximadamente R$ 225 mil.

Além disso, um relatório minucioso, elaborado pela equipe do Indea de Sorriso, foi encaminhado aos órgãos responsáveis, incluindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o Ministério Público do Estado (MPE-MT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

As medidas visam promover uma investigação abrangente das responsabilidades civis e criminais pertinentes, bem como avaliar os potenciais danos ambientais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min


Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025