Noticias
“Vaga de concurso não deveria ser preenchida com processo seletivo”, questiona Sugizaki
04 de Abril de 2023 as 14h 56min

O vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) questionou, durante sessão ordinária da Câmara de Sinop, na semana passada, a finalidade do Projeto de Lei nº 009/2023, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Público a realizar a contratação temporária de excepcional interesse público na área da educação.
Segundo o projeto – que chegou à Casa em regime de urgência –, seriam 175 vagas para as áreas de Pedagogia, Educação Física e Técnicos Administrativos. Entretanto, não fica totalmente esclarecido para quais postos/vagas elas seriam destinadas.
“Temos uma grande preocupação: vaga de concurso não deveria ser preenchida com processo seletivo. Logo logo, unidades escolares estarão entregues. São escolas novas, que demandam novas vagas. Quando as atividades iniciarem, é necessário fazer a contratação, afinal, elas não são temporárias. Essas vagas deveriam ser puras”, suscitou Sugizaki.
“Eu entendo a necessidade de um (processo) seletivo, porque nós estamos com grande problema de falta de profissionais nas unidades. Mas isso gera apreensão, muitos professores, chamados através do último concurso público (2020), perguntam se correm o risco de serem exonerados”, completou o parlamentar.
OUTRO LADO
O Executivo justifica que, em razão dos afastamentos legais, esse desfalque “não pode ser solucionado através da convocação de aprovados em Concurso Público, sendo que a única alternativa (...) é a contratação temporária de pessoal, o que se dá através da realização prévia do Processo Seletivo Simplificado”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min
MT amplia aposta em inovação e tecnologia
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min