Noticias
Vale do Arinos tem potencial para crescer ainda mais a produção
05 de Abril de 2024 as 12h 38min

Dar mais visibilidade a uma região que concentra um rebanho de, aproximadamente, 1,3 milhão de cabeças de gado e vive uma fase de expansão da agricultura, ocupando pouco mais de 500 mil hectares. Esta é a meta da deputada estadual Sandy de Paula (União Brasil), autora do e-book “Vale do Arinos, desafios e oportunidades”.
Com 40 páginas, o livro eletrônico faz o resgate histórico (até os dias atuais) de um local rico em produção pecuária, agrícola e turística em Mato Grosso. Uma das propostas é melhorar a vida dos moradores dos quatro municípios que compõem o Vale.
Os municípios que compõem o Vale são Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã. “Tabaporã e Portos dos Gaúchos são municípios que já estão avançados na produção agrícola de milho e soja. Enquanto Juara, ainda possui um perfil muito forte na pecuária com mais de um milhão de cabeças de bovinos”, explica Sandy.
A deputada pontua que o objetivo é levar visibilidade para uma região próspera e muito produtiva. Entretanto, um dos principais desafios é obter ajuda dos poderes públicos para que o Vale possa produzir, ainda mais.
“Nós apresentamos os problemas de infraestrutura como as rodovias, para escoar a produção. A educação superior, os cursos técnicos que não temos disponíveis e os que temos, são poucos e não atende a necessidade da região. Acesso a telefonia móvel e o investimento no turismo agroecológico”, afirma.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min
Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min
Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min