Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 11 de Fevereiro de 2025

Noticias

Variedades de frutas colaboram na renda da agricultura familiar

16 de Junho de 2024 as 15h 19min

Pesquisas com maracujás e abacaxis com maior produtividade e resistência às doenças – Foto: Divulgação

Maracujás e abacaxis com maior potencial de produtividade e resistência às doenças. Estes são alguns dos focos de pesquisas desenvolvidas pelo campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra, que tem como intuito colaborar na manutenção de renda das pequenas propriedades rurais.

Os estudos são conduzidos pelo professor e pesquisador Willian Krause, engenheiro agrônomo e doutor em genética e melhoramento de plantas. De acordo com ele, a pesquisa visa proporcionar boas opções para os produtores de pequena escala desenvolverem a fruticultura.

“Para esses agricultores a fruticultura é excelente. Por quê? Porque ela tem um alto retorno por pequena área, gera muito valor e ela tem um valor agregado muito alto. Então, isso gera renda”, pontua o especialista.

Entre os produtores que cultivam as variedades estudadas pela Universidade está o Pedro José de Freitas. Há 34 anos ele e a esposa montam uma barraca na feira do produtor em Tangará da Serra, região centro-sul de Mato Grosso, e comercializam a sua produção de leite, queijo, mandioca e frutas. Deste tempo, o maracujá é o carro chefe de vendas há 15 anos.

Os produtos comercializados pelo casal são produzidos no sítio próximo à cidade. Uma área de pouco mais de 30 hectares, com dedicação de pasto às 20 vacas leiteiras, plantação de milho de silagem e pomar. Entre as frutas cultivadas no pomar estão banana, limão e o maracujá, que, segundo o produtor, sozinho ocupa uma extensão de aproximadamente meio hectare.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Aprosoja pede apuração pelo TCU sobre custos indevidos no crédito rural

Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 ás 16h 55min


Acidente na BR-163 em Sinop deixa 7 feridos; caminhoneiro é preso por embriaguez

Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 ás 16h 46min


Jucemat não aceitará mais assinaturas digitais pelo gov.br a partir do dia 19

Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 ás 08h 51min


Jornal Online

Edição nº 1480