Noticias
Veja 16 times zebras que chocaram o país com títulos estaduais
22 de Março de 2023 as 18h 22min

As finais dos estaduais ao redor do Brasil vão se aproximando, e com elas também chegam as chances de as "zebras” aparecerem novamente. Em 2023, o futebol brasileiro já vê duas decisões com possibilidades de isso acontecer. No Campeonato Paulista, o Palmeiras enfrenta o Água Santa na decisão. No Baiano, o Bahia encara o Jacuipense.
Mas um time de menor expressão é capaz de conquistar o título em cima do favorito? A história já mostrou que sim.
PAULISTÃO
Inter de Limeira – 1986
A Inter fez história naquele ano ao vencer o Palmeiras na decisão. O Verdão, que não chegava à final há uma década, recebeu o time do interior no Morumbi e ficou no 0 a 0. Três dias depois, na partida de volta, também no Morumbi, 2 a 1 para a equipe de Limeira. Foram 59 gols marcados na competição, uma média de 2,1 por jogo.
Bragantino – 1990
O Massa Bruta tinha Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas. A decisão em si não foi uma zebra, até porque o adversário era o Novorizontino (dirigido por Nelsinho Baptista), e ficou conhecida como a “final caipira”. Após dois empates, o Bragantino, dono da melhor campanha, se sagrou campeão.
São Caetano – 2004
Comandado por Muricy Ramalho, o Azulão também viveu uma final caipira, já que a decisão foi contra o Paulista de Jundiaí, que eliminou o Palmeiras na semifinal. No jogo de ida, 3 a 1 para o time do ABC (gols de Euller e Warley, duas vezes). Na volta, no Pacaembu, 2 a 0 e título garantido.
Ituano – 2014
Após eliminar o Palmeiras na semifinal, o Galo Rubro-Negro resolveu aumentar seu feito ao conquistar o título daquele ano em cima do Santos de Gabigol, Leandro Damião, Thiago Ribeiro e companhia. Na ida, 1 a 0 para o Ituano. Na volta, 1 a 0 para o Peixe, mas, nos pênaltis, deu Ituano.
Campeonato Carioca
Bangu – 1966
Trinta anos após seu primeiro título, o Bangu conquistou seu bicampeonato do Carioca contra o Flamengo, em um Maracanã lotado de rubros-negros. No primeiro tempo, 2 a 0 para o Bangu. Na segunda etapa, aos três minutos, Paulo Borges marcou o terceiro da final (seu 16ª na competição) e decretou o título.
Campeonato Mineiro
Ipatinga – 2005
Dono da segunda melhor campanha na primeira fase, com uma derrota em 11 jogos, o Ipatinga começava a escrever a história em 2005. Nas semifinais, o time de Ney Franco passou pelo URT para enfrentar o Cruzeiro na decisão. Na ida, no Ipatingão, 1 a 1 no placar. No Mineirão, porém, o Ipatinga fez 2 a 0 com 15 minutos de jogo. Fred descontou, mas o 2 a 1 garantiu o título ao Tigre.
Campeonato Gaúcho
Juventude – 1998
Naquele ano já eram mais de 40 anos sem um time do interior do Rio Grande do Sul levantar a taça de campeão. E o Juventude, com uma forte parceria com a Parmalat, conseguiu quebrar isso. Na ida, no Alfredo Jaconi, 3 a 1 contra o Inter. No Beira-Rio, o 0 a 0 deu o título inédito ao Juventude.
Caxias – 2000
O Caxias de Tite fez história em 2000. O time que contava com nomes como Jairo Santos, Paulo Turra, Sandro Neves, Titi e Adão enfrentou o Grêmio na final. Fez 3 a 0 (gols de Gil Baiano, Ivair e Márcio Han). Na volta, segurou o 0 a 0 no Olímpico e conquistou o título.
Novo Hamburgo – 2017
Uma das zebras mais recentes, o Novo Hamburgo teve a melhor campanha na fase de classificação e não perdeu nenhuma das seis vezes que enfrentou a dupla Gre-Nal. Na final contra o Inter, dois empates levaram a decisão para os pênaltis, e deu Novo Hamburgo.
Campeonato Catarinense
Brusque – 1992
A cidade de Brusque nunca vai se esquecer de 1992, ano do primeiro título catarinense do clube, que voltaria a conquistar a competição em 2022. Na final daquela edição, o Brusque perdeu para o Avaí na Ressacada, mas venceu por 3 a 1 no Gigantinho para se sagrar campeão.
Campeonato Baiano
Colo Colo – 2006
Em 2006, o Colo Colo, time de Ilhéus, venceu o Vitória por 4 a 2, no Barradão, para conquistar o inédito título do Campeonato Baiano. Foi o fim de uma hegemonia de 37 anos de Bahia e Vitória no estadual.
Bahia de Feira – 2011
Em 2011, o Bahia de Feira conquistou o seu primeiro título baiano ao vencer o Vitória na grande final. Foi a primeira conquista de uma equipe da cidade de Feira de Santana, a segunda maior do estado, em 42 anos.
Campeonato Paranaense
Paranavaí – 2007
Há 16 anos, o Paranavaí conquistava seu primeiro e único título estadual em cima do Paraná Clube. Comandado por Amauri Knevitz, o time daquele ano tinha Vanderlei, que passaria por Santos, Vasco e outros times, no gol.
Operário – 2015
O primeiro título estadual do Operário veio depois de 103 anos de espera. Nas duas finais contra o Coritiba, só deu Operário. Na ida, 2 a 0 atuando em casa. Na volta, como visitante, o 3 a 0 deixou o placar agregado da decisão em 5 a 0.
Campeonato Goiano
Itumbiara – 2008
O time comandado por Paulo César Gusmão fez história em 2008 ao conquistar o título estadual inédito. Contra o Goiás, no Serra Dourada, o Itumbiara aplicou 3 a 0 nos mandantes para levantar a taça.
Campeonato Pernambucano
Salgueiro – 2020
O título do Salgueiro em 2020 foi o primeiro de um time do interior de Pernambuco. Na final, dois empates levaram a decisão para os pênaltis. E o Salgueiro levou a melhor nas cobranças, no estádio do Arruda, e levantou a taça.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Filho mata mãe enquanto fugia da PM por morte de homem em situação de rua
Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 05h 28min
Abílio diz que “herdou rombo” e defende gestão
Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 04h 33min
Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Sinop
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 16h 26min