Noticias
Veja o que diz a lei sobre 'emendar' 4 dias de folga
01 de Novembro de 2023 as 16h 53min

Faltam somente dois meses para o fim do ano, mas 2023 ainda tem no calendário três feriados nacionais. O próximo é o Dia de Finados, nesta quinta (2), que vem com possibilidade de "emenda" para alguns trabalhadores.
Na sequência, tem o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, que cai em uma quarta-feira. E o Natal, no dia 25 de dezembro (segunda-feira), encerra a lista dos feriadões de 2023.
O Dia da Consciência Negra, que é em 20 de novembro, cai em uma segunda-feira. No entanto, a data não é considerada feriado nacional, pois depende de lei municipal ou estadual. O calendário oficial do Governo Federal com os feriados e pontos facultativos de 2024 ainda não foi divulgado.
QUEM PODE
EMENDAR?
Por cair em uma quinta, o Dia de Finados vai permitir que muitos trabalhadores "emendem" o feriado com o fim de semana, tirando quatro dias seguidos de folga. Apesar disso, é importante destacar que a sexta (3) não é feriado e, sim, um dia de trabalho regular.
Assim, essa possibilidade de "emenda" não é uma realidade de todos os trabalhadores: depende das políticas de cada empresa, no caso de funcionários de instituições privadas, e de decisões dos governos municipais, estaduais ou federal, para os servidores públicos. Veja:
EMPRESAS PRIVADAS - "Não há, na legislação trabalhista vigente, obrigatoriedade do empregador em conceder a 'emenda de feriado' aos seus empregados", afirma a advogada trabalhista Vanessa Carvalho.
"Entretanto, é possível e bastante comum que este tema seja objeto de negociação entre as partes, empregadores e empregados", continua a especialista, que é sócia do escritório Miguel Neto Advogados.
Uma opção para o empregador é pedir uma compensação do dia da emenda em gestão de banco de horas, um sábado ou com até duas horas a mais nos dias de semana.
Já algumas empresas concedem folga na emenda do feriado de forma espontânea. Nestes casos, não são permitidos descontos do dia não trabalhado, e nem exigir sua compensação.
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS - Para os servidores federais, sexta (3) não será ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo no fim do ano passado.
Para os funcionários municipais e estaduais, a decisão é de cada governo local. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife (PE), por exemplo, decretaram ponto facultativo para os servidores após o feriado de Finados.
Nesses casos, os serviços considerados essenciais não têm alteração na jornada de trabalho.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Começa o prazo de 28 dias para o país ficar livre da gripe aviária
Publicado em 23 de Maio de 2025 ás 18h 32min
Sorriso: filme “Mãe Bonifácia” finaliza 1ª etapa de gravações com Zezé Motta
Publicado em 23 de Maio de 2025 ás 17h 48min
Sorriso avança para aderir ao SER Família Habitação
Publicado em 23 de Maio de 2025 ás 16h 47min