Noticias
Vereador e irmão são investigados por promover passeios em cachoeira de parque
06 de Maio de 2025 as 07h 08min

O vereador Arquimedes Dias Pedrozo (PSB), 46 anos, e o irmão dele, Agostinho Dias Pedrozo, são investigados pela Polícia Civil por promoverem passeios irregulares no Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, interditado há 23 anos devido à degradação da área. O caso também foi encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), responsável pela administração da área.
Conforme denúncia, o objetivo dos passeios é promover a pousada do parlamentar, localizada nas proximidades do parque protegido por lei. Agostinho explicou que não é proprietário da pousada investigada, mas confessou que administrava um rancho localizado no entorno do Parque Estadual.
A denúncia cita que o rancho dele é usado como restaurante para receber turistas interessados em visitar a Cachoeira dos Namorados e que ele oferecia pacotes, com refeição inclusa. Agostinho alega não saber da proibição na cachoeira e que nunca cobrou para que os turistas usassem a trilha.
“A trilha até a Cachoeira dos Namorados foi descoberta por mim e pelo meu pai há cerca de 40 anos, antes da chegada do turismo na Vila Bom Jardim, distrito de Nobres. Frequentávamos lá antes do turismo chegar, depois disso nunca mais [...] tem três caminhos para chegar lá, mas ninguém está indo mais”, disse.
A investigação contra o vereador e o irmão teve início há cerca de um mês, quando Arquimedes foi encaminhado pela Polícia Militar à delegacia após ser flagrado dentro de uma cachoeira no parque, com um grupo de 24 turistas. Os visitantes afirmaram que pagaram a um guia R$ 480, por pessoa, para fazer o passeio. Esse é o mesmo valor cobrado nas diárias na pousada de Arquimedes, que também incluem o passeio.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso: idoso é preso suspeito de matar esposa esfaqueada em discussão
Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 16h 37min
Rogério Grotta abre temporada 2025 com pódio em Interlagos
Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 16h 36min
Crédito do Trabalhador alcança marca de R$ 10,1 bilhões
Publicado em 09 de Maio de 2025 ás 15h 27min