Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

VG: 3 escolas municipais são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

28 de Fevereiro de 2024 as 09h 17min

Escolas premiadas em edital – Foto: Divulgação

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Ana Francisca, Antônio Gomes e Elias Domingos, em Várzea Grande, tiveram suas práticas premiadas na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa. As propostas vencedoras da categoria Práticas Inspiradoras foram submetidas pelos participantes que integram o Programa Escolas Criativas neste edital.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o trabalho das unidades da rede municipal de Várzea Grande vem sendo reconhecido e tem ganhado destaque no Programa Escolas Criativas.

Especialmente em relação à implementação do “Projeto Paixão” em 2023, que a partir do contexto e interesse das dez escolas participantes do programa, constituiu-se um projeto institucional com a abordagem da aprendizagem criativa desdobrando-se em práticas pedagógicas criativas. “As práticas submetidas no Edital evidenciam essa aprendizagem ‘mão na massa’ e o protagonismo dos estudantes nas práticas relacionadas ao Projeto Paixão e a atuação do Programa Escolas Criativas nessas unidades”, disse.

Na EMEB Ana Francisca, a partir do Projeto Paixão que contava com aulas de Capoeira e educação para as relações étnico-raciais nesse contexto, transformou as ações da alfabetização e foi vencedora com a prática ‘Pipoquinha’ da leitura.

Na EMEB Antônio Gomes, o Projeto Paixão pretendeu aproximar a família da unidade, estreitando laços com a unidade, visando otimizar o uso dos espaços da escola por meio de oficinas e experiências de construção criativa.

Para os alunos da escola do campo, EMEB Elias Domingos, o interesse pelas tecnologias deu origem a um Projeto Paixão de vivência dessas tecnologias por meio da linguagem da programação, criação de jogos usando o Scratch, e a partir do interesse de um dos estudantes, a confecção de um Braço Hidráulico Mecânico, no qual um grupo de adolescente trabalhou em todo processo de prototipação até a versão final que foi exposto pelos estudantes na Mostra Cultural da Escola. O Projeto Paixão da unidade e as duas práticas descritas acima estão entre as 150 práticas premiadas no edital. 

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Afroturismo, turismo indígena e experiência pantaneira em MT

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Sicredi registra crescimento nos principais indicadores

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Mixto anuncia pacotão de reforços, incluindo goleiro Fernando Henrique

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 10h 50min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024