Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 18 de Julho de 2025

Noticias

VG: 3 escolas municipais são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

28 de Fevereiro de 2024 as 09h 17min

Escolas premiadas em edital – Foto: Divulgação

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Ana Francisca, Antônio Gomes e Elias Domingos, em Várzea Grande, tiveram suas práticas premiadas na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa. As propostas vencedoras da categoria Práticas Inspiradoras foram submetidas pelos participantes que integram o Programa Escolas Criativas neste edital.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o trabalho das unidades da rede municipal de Várzea Grande vem sendo reconhecido e tem ganhado destaque no Programa Escolas Criativas.

Especialmente em relação à implementação do “Projeto Paixão” em 2023, que a partir do contexto e interesse das dez escolas participantes do programa, constituiu-se um projeto institucional com a abordagem da aprendizagem criativa desdobrando-se em práticas pedagógicas criativas. “As práticas submetidas no Edital evidenciam essa aprendizagem ‘mão na massa’ e o protagonismo dos estudantes nas práticas relacionadas ao Projeto Paixão e a atuação do Programa Escolas Criativas nessas unidades”, disse.

Na EMEB Ana Francisca, a partir do Projeto Paixão que contava com aulas de Capoeira e educação para as relações étnico-raciais nesse contexto, transformou as ações da alfabetização e foi vencedora com a prática ‘Pipoquinha’ da leitura.

Na EMEB Antônio Gomes, o Projeto Paixão pretendeu aproximar a família da unidade, estreitando laços com a unidade, visando otimizar o uso dos espaços da escola por meio de oficinas e experiências de construção criativa.

Para os alunos da escola do campo, EMEB Elias Domingos, o interesse pelas tecnologias deu origem a um Projeto Paixão de vivência dessas tecnologias por meio da linguagem da programação, criação de jogos usando o Scratch, e a partir do interesse de um dos estudantes, a confecção de um Braço Hidráulico Mecânico, no qual um grupo de adolescente trabalhou em todo processo de prototipação até a versão final que foi exposto pelos estudantes na Mostra Cultural da Escola. O Projeto Paixão da unidade e as duas práticas descritas acima estão entre as 150 práticas premiadas no edital. 

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Municípios se preparam para atrair grandes investimentos

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min


Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min


Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025