Noticias
Via Brasil BR-163: mais de 6 mil atendimentos no 1º mês de operação
20 de Dezembro de 2022 as 13h 05min
30 dias do início da oferta de serviços aos usuários da BR-163/230 – Foto: Divulgação
No período, foram realizados 6.048 atendimentos a ocorrências diversas, uma média de 200 ocorrências atendidas por dia.
Dessas, cerca de 30% foram recolhimentos de objetos na pista, como ressolagens de pneus, serviço fundamental para contribuir com a segurança viária.
As panes mecânicas de veículos representaram aproximadamente 13% do total de atendimentos, o que alerta para a necessidade de os motoristas revisarem os veículos antes de pegar a estrada. Além das panes mecânicas, foram 390 ocorrências de pane seca, elétrica, superaquecimento do motor e bateria descarregada, problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva, evitando contratempos na viagem.
Com o início da operação, um dos serviços mais importantes para o usuário é o monitoramento da rodovia, 24h, pelas viaturas de inspeção de tráfego. Na Via Brasil BR-163 são 23 veículos circulando ininterruptamente os mais de mil km sob concessão. Ao todo, foram cerca de 700 horas inspeção, 291 abordagens a usuários na rodovia para auxílios diversos e mais de 280 mil km percorridos.
Os guinchos leves auxiliaram 155 veículos, sendo o principal atendimento relacionado a panes diversas. A remoção feita pela concessionária leva o veículo para um ponto seguro mais próximo, para que o usuário possa procurar assistência técnica em segurança. Já os guinchos pesados, voltados para auxílio a veículos de maior porte, atuaram no guinchamento 136 veículos. Esses guinchos tiveram papel importante também no destombamento 20 veículos de carga.
RESGATE DE ANIMAIS
As ocorrências com animais também merecem destaque, representando quase 13% do total de atendimentos. Em 15 de dezembro, equipes da concessionária precisaram interromper o tráfego no Km 1.091, em Guarantã do Norte, para a travessia de uma família de capivaras.
No mesmo dia, em Terra Nova do Norte, km 985, em parceria com Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, nossas equipes apoiaram o resgate de uma anta, animal silvestre e maior mamífero terrestre da fauna brasileira.
Já em 18 de dezembro, um papagaio no acostamento foi resgatado por uma viatura de inspeção pois não conseguia voar. Tanto a anta como o papagaio foram encaminhados para clínicas veterinárias da região, onde recebe cuidados.
Os serviços da concessionária incluem 4 bases operacionais, uma em Cláudia, no Km 897, duas em Novo Progresso, sendo uma próxima à divisa MT/PA e a outra no km 293, e uma no km 604, próximo a Trairão/PA. Para acionar a Via Brasil, o usuário pode entrar em contato diretamente nessas bases, ou pelo telefone 0800-5000-163. No site www.viabrasilbr163.com.br é possível acompanhar o calendário de obras, o que permite ao usuário programar melhor o seu deslocamento pela rodovia.
A Via Brasil BR-163 e a ANTT estão em campanha pela segurança nas estradas. Estamos fazendo nossa parte e cuidando para que a estrada esteja cada vez mais segura. Agora é sua vez de fazer a sua parte. Como motorista ou pedestre, juntos salvamos vidas.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
