Noticias
Via Brasil conclui última parcela de obras na BR-163 e na Transamazônica
17 de Novembro de 2023 as 08h 06min
Pacote de melhorias vai aumentar o conforto e a segurança dos usuários – Foto: Divulgação
De um passado de buracos, atoleiros e atrasos para uma realidade de segurança e conforto. A Via Brasil BR-163 concluiu a última parcela de melhorias previstas na fase inicial do contrato de concessão. Essa parcela, de 132 quilômetros, se soma a outros 877 km de melhorias na BR-163 e na BR-230, conhecida como Transamazônica.
“Essa fase de trabalhos iniciais busca identificar e sanar os problemas mais relevantes e imediatos de uma rodovia que foi concedida pelo poder público. Entre Castelo dos Sonhos e Novo Progresso, o desafio foi hercúleo, pois o famoso ‘mil’ estava praticamente intransitável. A Transamazônica, rodovia que não foi concebida para transporte de cargas, também estava em estado precário”, destaca o diretor-presidente da Via Brasil, Ricardo Barra.
Além da melhoria do asfalto para o motorista, na fase de trabalhos iniciais a concessionária executa a limpeza da faixa de domínio e canteiros, restaura pontes, instala novas placas de sinalização, revitaliza pintura de faixas e realiza a limpeza e a manutenção de sistemas de drenagem, como canaletas, sarjetas, bueiros e meios-fios. Além de obras, nessa fase também é implantada a prestação de serviço, como inspeção viária e socorros médico e mecânico.
O contrato tem duração de 10 anos e, a partir de agora, entra uma nova fase de investimentos e obras, que incluem a restauração completa do pavimento, considerando camadas que estão abaixo da superfície vista pelo usuário. Nos próximos anos estão previstas, também, rotatórias, interseções, passarelas, marginais e outras melhorias.
“O futuro já começou. Chegamos ao final dos primeiros anos da nossa atuação e as transformações já são uma realidade. Ao longo dos próximos anos, nosso compromisso é dar continuidade à melhoria constante do trecho com novas obras e uma prestação de serviço de qualidade. É dessa forma que iremos contribuir, cada vez mais, para a logística de escoamento das safras e com o desenvolvimento econômico dos municípios e do Brasil”, completa Barra.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Chance de título do Palmeiras sobe para 74%, e Flamengo fica com 23%
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 07h 51min
Defesa Civil reforça orientações para cuidados no período de chuvas intensas
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 05h 53min
Existe diferença entre navegador de IA e um tradicional?
Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 17h 20min
