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Vias marginais viram mão única em Sinop
24 de Maio de 2025 as 05h 33min

Na tarde da última quinta-feira (22), foi anunciada uma mudança significativa no trânsito de Sinop. As ruas João Pedro Moreira de Carvalho e Colonizador Ênio Pipino, duas das principais vias marginais à BR-163, passarão a operar em mão única a partir de sexta (30). O trecho afetado tem cerca de 9 km, entre o Parque de Exposições da Acrinorte e as proximidades do viaduto do bairro São Cristóvão.
A alteração, que afeta uma região com centenas de estabelecimentos comerciais, foi confirmada pelo gerente de Relações Institucionais e Comunicação da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele explicou que a mudança é necessária para dar andamento às obras simultâneas de três novos viadutos.
Essas estruturas serão implantadas na atual interseção com a MT-140 (acesso a Santa Carmem), em frente ao Parque de Exposições (cuja obra já está em andamento) e nas imediações do Estádio Gigante do Norte. A previsão é de que os trabalhos levem pelo menos 10 meses para serem concluídos.
Apesar da mudança para mão única, Madureira explicou que haverá uma exceção no trecho entre o viaduto e a Rua São Cristóvão, na marginal sul. “Essa região concentra várias escolas, por isso, manteremos mão dupla nesse pequeno segmento para permitir o acesso dos motoristas, especialmente nos horários de pico”, disse.
Segundo ele, o local será devidamente sinalizado para orientar os usuários. A mudança é parte de um contrato da concessionária que prevê a construção de sete viadutos e a duplicação de 26 quilômetros de pista em Sinop e entorno. A expectativa é que os três viadutos urbanos estejam em operação antes do término do contrato, previsto para o fim de 2025.
“Finalizando o viaduto do Parque de Exposições, poderemos já rever o tráfego na região e diminuir o impacto à população”, afirmou o gerente. Ele reforçou o pedido para que os condutores redobrem a atenção e, se possível, utilizem rotas alternativas durante o período de obras.
A prefeitura de Sinop participou da decisão, em conjunto com a Nova Rota do Oeste. A análise técnica apontou que a mudança para mão única durante as obras é a melhor alternativa para garantir fluidez e segurança no tráfego.
“Ainda é uma rodovia federal. Com o tráfego pesado sendo desviado para marginais, haverá uma convivência maior entre caminhões, motos, bicicletas e veículos leves. Por isso, atenção à sinalização e redução de velocidade são fundamentais para evitar acidentes”, alertou Madureira.
A orientação da concessionária é que motoristas se mantenham informados sobre as alterações e acompanhem a sinalização que será implantada em toda a extensão afetada. “A colaboração da população é essencial para que o impacto das obras seja minimizado”, destacou o gerente.
A mudança deve afetar não apenas o tráfego de veículos leves, mas também o transporte de cargas, já que muitos caminhões utilizam a região como acesso para áreas comerciais e industriais. A recomendação é que empresas e transportadoras ajustem suas rotas e horários, se possível, para evitar congestionamentos e garantir a segurança viária.
Fonte: DA REPORTAGEM
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