Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 31 de Maio de 2025

Noticias

Vigia Mais MT é referência na criação de projeto do Senado

29 de Maio de 2025 as 06h 46min

Programa foi idealizado pelo Governo do Estado em 2022 – Foto: Divulgação

O programa Vigia Mais MT, lançado pelo Governo do Estado em maio de 2022 para reforçar as ações de segurança pública no Estado, é referência para a criação de um projeto de videomonitoramento no Senado Federal. O programa de Mato Grosso prevê a instalação de câmeras com alta tecnologia, por meio da assinatura de termos de cooperação entre o Governo do Estado e prefeituras ou entidades privadas dos 142 municípios mato-grossenses.

“Estamos muito felizes em ver que um programa Vigia Mais MT pode ser ampliado para todo o Brasil. Isso demonstra que estamos no caminho certo quando se trata de tecnologia e inovação na segurança pública. Assim como ocorreu em Mato Grosso, sob a liderança do governador Mauro Mendes, acreditamos que toda a população brasileira só tem a ganhar”, afirmou o secretário de Estado Segurança Pública, coronel PM César Roveri.

“Ao longo desses três anos de atuação, apresentamos o Vigia Mais MT a representantes de diversos estados, gestores municipais, estaduais e também federais. O programa se tornou uma referência no país e precisa ser levado para todos os estados”, completou.

O Vigia Mais MT prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento por meio da assinatura de termos de cooperação entre o Governo do Estado e prefeituras ou entidades privadas dos 142 municípios mato-grossenses.

O projeto de lei (PL) nº 3.639/2024, de autoria da ex-senadora Rosana Martinelli, foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal, quando recebeu parecer favorável do senador Marcos Rogério, lido durante a sessão pelo senador Hamilton Mourão.

A proposta tem como objetivo reforçar a segurança pública em todo o país, por meio da ampliação e do compartilhamento de imagens captadas por câmeras instaladas em espaços públicos e privados, contribuindo para a prevenção e repressão de crimes. O texto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com a autora da proposta, além de aumentar a disponibilidade e abrangência de câmeras de vigilância e outros instrumentos de captura de imagens para os órgãos, entidades e pessoas públicas e privadas participantes, o programa fomenta a cooperação entre os participantes para redução de problemas sociais, principalmente dos índices de criminalidade.

O texto também indica que a medida poderá reduzir o custo do poder público com a aquisição e a geração de imagens. O funcionamento da plataforma de compartilhamento deve ser ininterrupto, com a adoção de backup.

VIGIA MAIS MT

Até o momento, 128 municípios já aderiram ao programa, além de mais de 100 empresas e associações. São cerca de 13,8 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento. O montante inclui equipamentos entregues às prefeituras, empresas, associações e escolas estaduais.

A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso às imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.

Os equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.

Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso: CREAS entrega cobertores a pessoas em situação de rua

Publicado em 31 de Maio de 2025 ás 13h 52min


Capivara de 4 metros de altura chama atenção para Virada Sustentável MT

Publicado em 31 de Maio de 2025 ás 11h 50min


Bahia enfrenta o América de Cali no playoff da Sul-Americana

Publicado em 31 de Maio de 2025 ás 09h 46min


Jornal Online

Edição nº1557 - 31/05/2025