Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER : Trabalho da Assembleia pode ampliar alternativas para enfrentamento

MT registrou aumento de 59% no número de feminicídios

04 de Março de 2021 as 06h 31min

Foto: Angelo Varela

DA REPORTAGEM

 

A violência contra a mulher está cada vez mais presentes nos noticiários. E não é para menos. Em 2020, o número de feminicídios aumentou 59% no Estado, totalizando 62 casos, ante 39 registrados em 2019, segundo os da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A pandemia é apontada por especialistas como um dos fatores que podem ter contribuído este crescimento.

Mas até que o feminicídio aconteça, muitas vezes as vítimas passam por muitas situações que envolvem agressões físicas, psicológicas e patrimonial e encerrar o chamado ciclo da violência ainda nos seus primeiros episódios é essencial para preservar a vida das mulheres. Para isso, um trabalho da Assembleia Legislativa busca regulamentar ações para combater a violência, proteger as vítimas e buscar meios de reinserir estas mulheres na sociedade.

Na Assembleia, a Câmara Setorial Temática da Mulher (CSTM) está finalizando um relatório que identifica as leis existentes para poder levar para a sociedade mais informações sobre os recursos legais disponíveis no Estado. A presidente da Câmara, professora Jacy Proença, explicou que este material deverá ser apresentado no próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a presidente, embora a CSTM não tenha a finalidade de executar as políticas públicas para inibir a violência contra as mulheres, algumas discussões foram promovidas no intuito de conscientizar acerca dessa necessidade. “Alguns municípios já encamparam políticas que propusemos, a exemplo de Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, em busca de efetuarem um trabalho em rede para o enfrentamento à violência”, afirma Jacy.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024