Noticias
Violência recua após ações contra facções
20 de Julho de 2025 as 11h 23min
Estado vê queda de crimes como homicídios e roubos - Foto: Assessoria
O Governo do Estado apresentou nesta semana dados parciais do programa Tolerância Zero. Os números apontam queda significativa em vários indicadores de criminalidade no estado. Segundo o levantamento, os homicídios recuaram 41% nos últimos dez anos. Houve ainda queda de 79% nos casos de latrocínio (roubo seguido de morte) e de 87% nas ocorrências de lesão corporal seguida de morte.
Na comparação com os anos anteriores, os dados mostram que os índices de violência seguem em trajetória de queda desde a implementação de ações mais rígidas de combate ao crime organizado. Entre os crimes mais impactados, destacam-se o roubo de carga, com queda de 56%, e o roubo em propriedades rurais, que teve redução de 33%. As apreensões de drogas, por outro lado, aumentaram 43% no período analisado.
O programa Tolerância Zero foi lançado com o objetivo de enfraquecer facções criminosas, sobretudo nas regiões de fronteira e em áreas com histórico de conflitos agrários e tráfico de entorpecentes. Entre as ações recentes do governo estão a compra de armamentos modernos, ampliação do número de viaturas, reforço em radiocomunicação digital, instalação de câmeras de monitoramento e ampliação do efetivo policial, com mais de 2,7 mil novos servidores.
As medidas também incluem melhorias estruturais em batalhões, delegacias e unidades prisionais em diferentes municípios, como Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Cáceres. Com essas ações, o governo afirma buscar uma política de segurança mais integrada e eficiente, especialmente no interior, onde a presença estatal era mais frágil.
Fonte: CLEMERSON SM
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
