Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 21 de Julho de 2025

Noticias

VIRADA DE MESA? A Série B do BR ainda não acabou; STJD atende liminar do Londrina

Londrina busca punição ao Figueirense

14 de Dezembro de 2019 as 13h 21min

Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

DA REPORTAGEM

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, aceitou nesta quarta-feira a medida liminar apresentada pelo Londrina e solicitou à CBF que não seja definido o rebaixamento do Tubarão na Série B do Brasileiro 2019.

Com isso, o presidente decidiu que seja julgado o pedido do Tubarão sobre uma possível punição ao Figueirense, por conta do W.O. sofrido pelo time catarinense na 17ª rodada, contra o Cuiabá. A data do julgamento ainda não foi marcada. A próxima sessão do Pleno do STJD será no dia 19 de dezembro.

O Londrina pede a perda três pontos do Figueira por conta da falta de Fair Play financeiro (atrasos salariais) ou a exclusão do time catarinense.

Na decisão, o presidente do STJD pediu para que "se oficie à CBF para que, por ora, e até ulterior decisão deste STJD, se abstenha de ultimar a declaração do rebaixamento do LONDRINA EC à Série C do Campeonato Brasileiro".

Ainda na medida, ele destacou "a necessidade de se determinar que não seja homologado o resultado da competição, ao menos no que tange aos clubes envolvidos na controvérsia, sob pena de não se obter nenhum resultado prático com o julgamento de mérito do processo".

Em ação encabeçada pelo advogado Paulo Schimitt, ex-procurador do STJD, o Alviceleste cobra do STJD uma decisão diferente em relação aos julgamentos feitos anteriormente sobre os dois casos. Pelo W.O., o Figueirense foi multado em R$ 3 mil. Já pelos atrasos nos salários de atletas, o time catarinense não foi punido.

O Londrina apresentou documentos no dia e afirmou que o Figueirense "fez acordos ilusórios com os atletas, que foram até homologados na Justiça do Trabalho, mas que jamais foram cumpridos". O presidente do clube catarinense, Francisco de Assis Filho, o Chiquinho, afirmou que não há qualquer irregularidade por parte do Figueira e que possa acarretar em punição.

Sobre o W.O., o Londrina se baseia no parágrafo segundo do artigo 203 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre o fato de algum clube "deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão".

O segundo parágrafo deste artigo aponta que "se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judicante poderá aplicar a pena de exclusão da competição em disputa".

Veja Mais

Gabigol e Kaio Jorge entram em sintonia para reafirmar a liderança celeste

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 17h 31min


Família morre após carro cair em rio em zona rural

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 14h 30min


Governo do Estado anuncia mais recursos para habitação

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 13h 25min


Jornal Online

Edição nº1593- 22/07/2025