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Você trocaria seu carro por uma bicicleta elétrica?

12 de Setembro de 2024 as 08h 28min

À medida que a indústria automobilística caminha em direção aos veículos não poluentes, as bicicletas elétricas surgem como uma alternativa viável de transporte nas cidades.

Além de serem mais baratas e menores do que carros, o que ajuda a driblar o trânsito, os modelos atuais já contam com motorização, velocidade, conforto e até suporte para carga. Tudo para facilitar a transição.

A bicicleta elétrica Hopper, da empresa californiana Xtracycle, pode não chegar nem perto de um carro, mas tem uma proposta que promete dar conta das principais demandas dos motoristas.

A Xtracycle afirma que a Hopper é “projetada para ser a bicicleta de carga familiar mais intuitiva, fácil de pilotar e compacta”.

O modelo vem com um bagageiro de carga dianteiro e um suporte de carga traseiro, que a empresa batizou de Hooptie. Ele acomoda de uma a duas crianças, ou um passageiro adulto. Não chega a ser um transporte para família, mas dá conta das viagens do dia a dia.

A bicicleta elétrica também aposta no tamanho compacto para se destacar nas cidades. Ela mede dois metros de comprimento por 61 centímetros de largura, e pesa 39 quilos. Já a capacidade de carga fica em 188 quilos, contando com o piloto, passageiros e carga extra.

A velocidade e motorização são outros pontos que prometem não deixar o condutor na mão e ser uma alternativa viável aos carros. Um motor de cubo traseiro fornece 750 W, chegando a uma velocidade máxima de 32 ou 45 km/h. Essa variação acontece porque cada país tem uma regulamentação acerca das bicicletas elétricas.

Já a bateria de lítio é de 720 Wh e fornece alcance de 97 km, mais do que suficiente para ir e voltar do trabalho. A distância depende de fatores como terreno e modo de condução. Há ainda um acelerador integrado que ajuda a bicicleta elétrica a ganhar velocidade novamente após frear, principalmente quando o modelo está carregado.

A bicicleta elétrica Hopper vem em apenas um tamanho e é ideal para pessoas com altura entre 1,52 m e 1,98 m; ela vem com quadro de alumínio e canote retrátil, para se adaptar a condutores de diferentes alturas; o modelo conta com apoios de pernas e mãos para passageiros no banco traseiro; entre as tecnologias, há sistema de transmissão de oito velocidade, freios hidráulicos, pneus de 20 polegadas, faróis e lanternas traseiras. Mas isso significa que é barata.

O modelo está com preço prevista de US$ 2.999, cerca de R$ 17 mil na conversão direta e sem possíveis taxas. A bicicleta elétrica pode ser encomendada antecipadamente até 13 de outubro com um desconto de US$ 500, saindo pelo equivalente a cerca de R$ 14 mil.

Fonte: DA REPORTAGEM

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