Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Abril de 2026

Noticias

Voz de Darth Vader será feita por inteligência artificial em próximos Star Wars

28 de Setembro de 2022 as 20h 04min

James Earl Jones está se aposentando do papel de Darth Vader, mas isso não significa que a voz mais temida da galáxia de Star Wars vá mudar. Como revelou a Vanity Fair, os próximos projetos da saga que tiverem a aparição do vilão contarão com a ajuda de uma inteligência artificial para recriar a dublagem do ator.

O próprio Earl Jones, de 91 anos, autorizou o uso da tecnologia, criada pela start-up ucraniana Respeecher. Durante aparição de Vader em Obi-Wan Kenobi, que ainda contou com o trabalho do ator, a inteligência artificial foi empregada para "rejuvenescer" sua voz.

Nos próximos filmes e séries de Star Wars, no entanto, a Respeecher vai usar o grande arquivo de gravações de Jones mantido pela Lucasfilm para recriar, do zero, a sua voz. O trabalho em Obi-Wan Kenobi foi completado pelos funcionários da empresa mesmo durante a guerra da Ucrânia com a Rússia.

Bogdan Belyaev foi um dos técnicos que trabalhou no projeto: "Por que eu fiz isso? É uma grande honra trabalhar com a Lucasfilm, e eu sou fã de Star Wars desde criança. Mesmo que tenha uma guerra acontecendo, não é desculpa para causar problemas para uma franquia que você ama desde a infância".

A produção mais recente da saga Star Wars é Andor, série estrelada por Diego Luna que estreou na última quarta-feira (21) pelo Disney+. Os episódios subsequentes serão lançados semanalmente.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

“Eu não sou corrupto”, dispara Abilio após crítica de Botelho

Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 07h 19min


Janaina aciona influencer por acusações em vídeo sobre o VLT

Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 06h 20min


Seaf inicia mobilização do MT Produtivo em 61 municípios

Publicado em 22 de Abril de 2026 ás 05h 16min


Jornal Online

Edição nº1782 - 21e22/04/2026