Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Junho de 2024

Noticias

Workshop em Sinop mostra resultados do uso de consórcios em sistemas produtivos

23 de Maio de 2024 as 08h 25min

Projeto reuniu pesquisadores da Embrapa e da UFMT em avaliações multidisciplinares – Foto: Divulgação

Os ganhos obtidos na produção de soja, o acúmulo de carbono no solo e a ciclagem de nutrientes geradas pelo uso de diferentes consórcios de segunda safra são alguns dos resultados que serão apresentados durante o Workshop de Integração Lavoura-Pecuária que a Embrapa Agrossilvipastoril sediará nesta quinta (23) e sexta (24), em Sinop.

O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, pela UFMT, Fazenda Santana e Embrapa e marca o encerramento de um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia realizado nas últimas três safras com financiamento do REM Mato Grosso.

O projeto reuniu pesquisadores da Embrapa e da UFMT em avaliações multidisciplinares sobre o uso de diferentes consórcios na segunda safra em sistema agrícola de plantio direto de soja e em sistema de integração lavoura-pecuária de ciclo anual. As atividades de pesquisa foram realizadas na Fazenda Santana, em Sorriso, e na Embrapa Agrossilvipastoril. Também foram capacitados grupos de técnicos em Nova Mutum e em Feliz Natal.

O Workshop terá programação no auditório e uma visita técnica a campo, onde os participantes poderão ver na prática alguns dos consórcios abordados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma antecipada pelo site catsorriso.org.br. As vagas são limitadas. Não serão feitas inscrições na hora. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube. 

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia do workshop terá a programação voltada para os consórcios usados para produção de palhada para o sistema de plantio direto da soja.

Serão abordados resultados relacionados ao volume de palha, química, física e microbiologia do solo, carbono e perfil estrutural do solo, incidência de nematoides, doenças e pragas, bem como qualidade dos grãos e resultados financeiros. No fim da tarde de quinta, ocorre a visita técnica, na vitrine de tecnologias da Embrapa Agrossilvipastoril.

Na sexta, a programação no auditório será retomada pela manhã com apresentação de resultados e discussões sobre o desempenho dos consórcios focados na integração lavoura-pecuária. Serão abordados resultados zootécnicos, atributos químicos, físicos e microbiológicos do solo, sanidade da soja e indicadores econômicos.

Para finalizar a programação, haverá um painel com discussão sobre dois estudos de casos de ILP na região Médio Norte de Mato Grosso.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Há quatros anos, Mato Grosso não registra casos de sarampo

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 11h 16min


Em má fase, Flu e Atlético-GO duelam contra a sombra do Z4

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 09h 15min


Ferrovia é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura

Publicado em 15 de Junho de 2024 ás 05h 11min


Jornal Online

Edição nº1316 15/06/2024